Cuidado com a rosquinha
30/05/12 15:48
YouTube DirektAron Belinky exibe sua rosquinha
A MELHOR DEFINIÇÃO do que é a Rio +20 e do que se espera que ela produza foi postada ontem no site da ONG Vitae Civilis. No vídeo acima, o coordenador internacional da organização, Aron Belinky, explica como tudo no Rio se resumirá a manter intacta a rosquinha.
Para ninguém ficar achando que brasileiro só pensa naquilo, é bom esclarecer: “rosquinha” é como a ONG Oxfam vem definindo o “espaço de operação” da humanidade no futuro. Ele se baseia na ideia de limites planetários, definida em 2009 num artigo seminal de Johan Rockström e colegas, publicado na revista “Nature”. O grupo de cientistas enumerou nove limites naturais do sistema terreste que, se ultrapassados, poderiam causar danos ambientais catastróficos. Dos nove, a humanidade já ultrapassou três (emissões de carbono, perturbações do ciclo do nitrogênio e extinção de espécies).
Esses seriam a borda externa da rosquinha. A eles a Oxfam acrescentou uma borda interna, o chamado “piso social”, ou condições mínimas de vida que os pobres do planeta precisam ter (por exemplo, através do cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio). O espaço entre o “teto” planetário e o “piso” social é a massa onde a humanidade pode viver de maneira sustentável.
Uma maneira bem didática, apesar de demasiado polissêmica, de explicar a conferência.
PS: Rockström vem ao Rio no dia 16, participar do simpósio “Fair Ideas”, do Instituto Internacional para o Ambiente e o Desenvolvimento, na PUC-Rio.
Pergunto ao apresentador video da ONG Vitae Civilis :
1-concretamente, em numeros, usando os indices, o que se avançou de 72/92/2012 neste 3 encontros ?
2-Os USA, Europa já queimaram toda a rosquinha e já estão queimando a dos outros paises; e agora a India, CHina estão queimando a deles e o Brasil idem; quando estas 3 rosquinhas tiverem queimadas estaremos aonde ?
“apesar de demasiado polissêmica”<=Só porque a humanidade está queimando a rosqu… os recursos do piso e do teto?
Mas rosquinha é uma boa metáfora para a população Homer Simpson.
[]s,
Roberto Takata
Este é um blog família.